Sinificado de: tolerância
substantivo feminino
Ação de tolerar, de suportar algo de maneira resignada, sem reclamar; clemência: ditadores não demonstram tolerância.
Liberação de uma regra, preceito, norma; licença: tolerância de prazo, de ponto.
Assimilação dos modos de pensar, de agir e de sentir de outras pessoas, ainda que sejam diferentes dos nossos; complacência.
Favor feito a alguém em determinadas circunstâncias: isto não é um direito, é uma tolerância.
Excesso ou insuficiência na fabricação de qualquer coisa, em relação à dimensão e ao peso admitidos: a tolerância nas moedas é mínima.
[Farmácia] Propriedade do organismo de aceitar, sem dano, certas substâncias: a tolerância aos barbitúricos difere em cada paciente.expressão
Casa de tolerância; prostíbulo.Etimologia (origem da palavra tolerância). A palavra tolerância deriva do latim "tolerantia,ae", que significa continuidade em sofrer.
Sinônimos de tolerância
tolerância é sinônimo de:contemporização, transigência, licença, dispensa, indulgência, clemência, complacência, paciência, compreensão, calma, flexibilidade,
Antônimos de tolerância
tolerância é sinônimo de:intolerância, intransigência, inflexibilidade, severidade, rigidez, rigor, impaciência, incomplacência, irritação, irredutibilidade, implacabilidade, austeridade,
Definição de tolerância
Classe gramatical: substantivo feminino
Separação silábica: to-le-rân-ci-a
Plural: tolerâncias
Frases com a palavra tolerância
A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos.
Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores.
Conforme apontado pela Business Insider, bondade e tolerância são temas comuns nos livros, enquanto que pessoas que são cruéis com os outros em relação as suas diferenças são os vilões.
Para ele, a proposta demonstra que a sociedade não tolera esse tipo de crime. “A proposição é absolutamente meritória, haja vista classificar de maneira adequada — como hediondo — um crime totalmente abjeto e com o qual não se pode ter a mais remota tolerância”, justificou.
Disse que, quando presidente, FHC construiu "um processo político de tolerância, compreensão e criação".