Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Rampa


substantivo feminino

Inclinação, trecho em declive de uma rua, de uma estrada, ou ferrovia.

Plano inclinado, ladeira.

Aeronáutica. Linha de projetores para iluminar uma pista.

Alinhamento de luzes à beira da cena nos teatros; ribalta.

Rampa de acesso, caminho inclinado que substitui uma escada.

Rampa de lançamento, plano inclinado para o lançamento de aviões catapultados, de mísseis etc.

Rampa de lavagem, conjunto de pulverizadores empregados na limpeza de máquinas produtoras de papel ou cartolina.

[Anatomia] Rampa timpânica, vestibular, cada uma das duas partes do caracol do ouvido interno, separadas pela lâmina espiral.

Sinônimos de Rampa

Rampa é sinônimo de:pendor, escarpa, declive, ribanceira, talude, aclive, encosta, inclinação, ladeira, quebrada,

Definição de Rampa

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação silábica: ram-pa
Plural: rampas

Frases com a palavra Rampa

Segundo a Defesa Civil Estadual, parte de uma rampa de concreto por onde escoava a água desmoronou no último sábado (4), mas não houve vazão da água.

Segundo a Defesa Civil Estadual, a barragem que possui capacidade para 300 mil metros cúbicos de água estava próxima de alcançar sua capacidade máxima no sábado (4), quando parte de uma rampa de concreto por onde escoava a água desmoronou.

De acordo com a Polícia Militar, o homem foi atingido na rampa de acesso à estação ferroviária de Engenho de Dentro (zona norte do Rio), por volta de 15h30.