Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Luxúria


substantivo feminino

Desejo sexual intenso; lascívia.

Comportamento desregrado em relação aos prazeres do sexo.

Estado do que é luxuriante; viçoso, abundante.

[Religião] Segundo os católicos, um dos sete pecados capitais.

[Botânica] Viço e exuberância que se percebe na vegetação, magnificência; viço, verdor, vigor.

[Informal] Designação popular de cio e de esperma.Etimologia (origem da palavra luxúria). A palavra luxúria deriva do latim "luxuria,ae", com o mesmo sentido de forte desejo sexual.

Antônimos de Luxúria

Luxúria é sinônimo de:decoro, pureza, candura, inocência, seriedade, respeitabilidade, decência,

Definição de Luxúria

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação silábica: lu-xú-ri-a
Plural: luxúrias

Frases com a palavra Luxúria

Entregou-se tanto ao vício da luxúria / que em sua lei tornou lícito aquilo que desse prazer, / para cancelar a censura que merecia.

Não há paixão mais egoísta do que a luxúria.

Nos salões de luxo e luxúria, tinha os seios apalpados pelos homens e o cabelo tocado pelas mulheres.

Tendo como exemplo a moda do "vampilirismo", o autor se utiliza do enredo das principais obras sobre o tema para demonstrar que o vampirismo não trata somente de vampiros, mas de temas como egoísmo, luxúria, dentre outros tabus sociais.

Normalmente invocado para designar a luxúria --mas também usado para todos os pecados do corpo--, os chamados prazeres da carne ganham o sentido da gula quando se trata das receitas de István Wessel.