Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Insensato


adjetivo

Que não possui bom senso; contrário à razão: sujeito insensato.

Que demonstra insensatez, imprudência; imprudente: comportamento insensato.

Que parece não estar em seu juízo perfeito; louco.substantivo masculino

Sujeito que não possui sensatez, que se comporta de maneira ilógica, sem razão: o insensato dirigia muito mal.Etimologia (origem da palavra insensato). A palavra insensato deriva do latim "insensatus,a,um", que significa irracional.

Antônimos de Insensato

Insensato é sinônimo de:sensato, circunspecto, comedido, composto, equilibrado, moderado, regrado, sério, sisudo,

Definição de Insensato

Classe gramatical: adjetivo
Separação silábica: in-sen-sa-to
Plural: insensatos

Frases com a palavra Insensato

O homem sensato adapta-se ao mundo. O homem insensato insiste em tentar adaptar o mundo a si. Sendo assim, qualquer progresso depende do homem insensato.

Renunciar ao amor parecia-me tão insensato como desinteressarmo-nos da saúde porque acreditamos na eternidade.

E se isso parece incrivelmente insensato, bem, quem disse que a sabedoria governa o mundo.

Como o metrô não está confiável, este insensato decide ir de carro pelas avenidas que parecem limpas, mas um táxi atola na minha frente, numa curva.