Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Imputar


verbo bitransit

Atribuir a responsabilidade a alguém por alguma coisa; colocar a culpa em; responsabilizar: imputaram o roubo ao empregado.

Delegar incumbências ou obrigações a: imputaram-lhe falhas inconcebíveis.verbo transitivo direto e predicativo

Ordenar por meio de classificações; qualificar: imputaram de elogios sua demonstração teatral.Etimologia (origem da palavra imputar). O verbo imputar deriva do latim “imputar” que significa colocar a responsabilidade em ou fazer acusações, acusar.

Antônimos de Imputar

Imputar é sinônimo de:defender, desculpar, descriminar,

Definição de Imputar

Classe gramatical: verbo bitransit
Separação silábica: im-pu-tar

Frases com a palavra Imputar

Difamação é o ato de imputar a alguém fato ofensivo à sua reputação.

Ainda de acordo com a polícia, o suspeito deixou um recado nos espelhos do quarto do motel dizendo que estava sendo traído para tentar imputar o crime ao atual namorado da vítima.

Em entrevista ao jornal argentino "La Nación", o representante do catolicismo assinalou que "o governo de Roma é um serviço para a unidade da Igreja, que oferece indicações" e que "não se pode imputar à Roma responsabilidades concretas das autoridades locais".