Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Incriminar


verbo bitransit

Acusar; declarar alguém culpado; colocar a culpa em; conferir a alguém a responsabilidade por um crime; sugerir o culpado de: as provas não incriminaram o prefeito; incriminaram-na dos crimes do marido.verbo transitivo direto

Determinar um crime; registrar algo como criminoso ou sugerir essa possibilidade: incriminou o funcionário injustamente.verbo pronominal

Revelar sem intenção o que evidencia um crime ou atribuir a culpa de algo a si mesmo: incriminou-se com seu discurso.Etimologia (origem da palavra incriminar). Do latim incriminare.

Sinônimos de Incriminar

Incriminar é sinônimo de:chibar, criminar, acriminar, achacar, acusar, culpar, delatar, denunciar, inculpar,

Definição de Incriminar

Classe gramatical: verbo bitransit
Separação silábica: in-cri-mi-nar

Frases com a palavra Incriminar

O conjunto de papéis comprovadamente falso surgiu como tentativa de incriminar a cúpula do PSDB na campanha de 1998.

Sonam também teria tomado sedativos após o crime, em uma tentativa de incriminar outro irmão, que não estava na casa.

Para a Justiça, não existem elementos suficientes para incriminar a governadora e as outras oito pessoas ligadas ao governo acusadas do desvio de R$ 44 milhões no Detran-RS.