Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Denso


adjetivo

De estrutura compacta, espessa; espesso.

Com espessura larga; grosso: tecido denso.

Muito compacto, unido; indissociável, sólido: madeira densa.

Cujas partes se encontram muito unidas de modo quase inseparável; compacto.

[Figurado] Muito complexo para ser entendido facilmente; complexo.

[Figurado] Com muita intensidade; intenso, profundo.

[Figurado] Sem claridade; escuro: noite densa.

[Figurado] Intelectual ou emocionalmente profundo: filme denso.

De massa superior em comparação ao volume: metal denso.

[Fonética] Propriedade que, na gramática da Grécia antiga, da consoante oclusiva cuja realização se dá através da grande emissão de ar e pouca tensão nos músculos da boca.Etimologia (origem da palavra denso). A palavra denso tem sua origem no latim "densus,a,um", com o mesmo sentido "espesso, sólido".

Definição de Denso

Classe gramatical: adjetivo
Separação silábica: den-so
Plural: densos

Frases com a palavra Denso

O ópio é um suco denso que fica no bulbo (órgão de armazenamento de nutrientes de algumas plantas) de várias espécies do gênero Papaver, da papoula.

A descoberta surpreende porque os cientistas achavam que não haveria nada boiando nesses mares, uma vez que o metano sólido é mais denso que sua forma líquida.

O resultado é um vinho denso, rico, perfumado, que pode parecer duro, mas mostra todo seu esplendor apenas para aqueles que podem esperar horas de decantação.