Sinificado de: artigo
adjetivo
[Jurídico] Divisão ou subdivisão numerada que compõe um documento, uma constituição, uma lei etc: uma Constituição pode possuir muitos artigos.
[Jornalismo] Texto narrativo, descritivo ou argumentativo; matéria divulgada em jornais, meios comunicativos, revistas etc: alguns jornais publicam artigos de opinião.
Num texto, o que se quer realçar, destacar.
Aquilo que pode ser comercializado, produto ou mercadoria: loja de artigos de luxo, artigos para presente etc.
[Gramática] Termo que, normalmente, antecede um substantivo, nome, determinando-o ou indeterminando-o; concorda com o mesmo em gênero e número; classificam-se, por isso, em: artigos definidos ou artigos indefinidos.
Artigo definido. Gramática. Que possui a função ou capacidade de identificar algo ou alguém e, para tal, pressupõe-se conhecimento sobre o que se fala, sobre o assunto em questão; são artigos definidos - o, a, os, as: preciso que você me devolva o livro.
Artigo indefinido. Gramática. Que denota imprecisão; que indetermina algo ou alguém; cujo assunto não é do conhecimento do ouvinte ou do leitor; são artigos indefinidos - um, uma, uns, umas: preciso que você me empreste um livro qualquer.
Artigo de fundo. Jornalismo. Designação de editorial.
Em artigo de morte. Que está à beira da morte.Etimologia (origem da palavra artigo). Do latim articulus.i.
Definição de artigo
Classe gramatical: adjetivo
Separação silábica: ar-ti-go
Plural: artigos
Frases com a palavra artigo
Nunca compreendi a solidariedade. Aceitei-a como artigo de fé tradicional. Se tivéssemos coragem de a afastar completamente, livrar-nos-íamos do peso que incomoda a nossa personalidade.
Uma das maiores burlas dos nossos tempos terá sido o prestígio da imprensa. Atrás do jornal, não vemos os escritores, compondo a sós o seu artigo. Vemos as massas que o vão ler e que, por compartilhar dessa ilusão, o repetirão como se fosse o seu próprio oráculo.
Uma porta-voz do Google afirmou que a companhia norte-americana não tem comentários sobre o artigo.
Tal garantia está no Código de Defesa do Consumidor (artigo 42) e em duas resoluções da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) --a 426 de 2005 e a 477 de 2007.
O artigo sugere que foi essa hipotética característica de Obama que pesou na decisão de Bloomberg.