Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Arbitrariedade


substantivo feminino

Característica ou particularidade do que é arbitrário.

Modo de agir arbitrário (sem justificativa); capricho.

[Jurídico] Ação em que há uso abusivo de autoridade; violência ou despotismo.Etimologia (origem da palavra arbitrariedade). Arbitrário + dade.

Sinônimos de Arbitrariedade

Arbitrariedade é sinônimo de:iniquidade, capricho, despotismo, violência, abuso,

Definição de Arbitrariedade

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação silábica: ar-bi-tra-ri-e-da-de
Plural: arbitrariedades

Frases com a palavra Arbitrariedade

As pessoas são muitas vezes escravas da sua arbitrariedade, mesmo em si próprias; mas é espantoso que elas saibam tão raramente aplicar a sua vontade.

De Miami (EUA), Lusinchi disse ao canal de TV Globovisión que a operação foi "mais uma arbitrariedade" do governo Chávez.

O levantamento é da ONG ADC (Associação para os Direitos Civis), que aponta falta de transparência sobre os gastos e "grande arbitrariedade" na divisão do bolo publicitário.

Após lembrar que, como afirma a ONU, "nem toda distinção é discriminatória; só aquelas que incorrem em arbitrariedade", Righi afirma que a própria jurisprudência da Corte argentina indica que a Constituição "assegura um tratamento legal igualitário para os que se acham em similares condições".