Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Despotismo


substantivo masculino

Poder que, exercido de maneira isolada, arbitrária e absoluta, é praticado por um déspota.

[Por Extensão] Governo que se baseia nesse poder.

[Por Extensão] Quaisquer tipos de ações e/ou manifestações que são exercidas através do uso da tirania e da opressão.Etimologia (origem da palavra despotismo). Déspota + ismo.

Sinônimos de Despotismo

Despotismo é sinônimo de:absolutismo, tirania, autocracia, ditadura, autoritarismo,

Antônimos de Despotismo

Despotismo é sinônimo de:democracia,

Definição de Despotismo

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: des-po-tis-mo
Plural: despotismos

Frases com a palavra Despotismo

Nada serviu tanto o despotismo como as ciências e os talentos.

Qualquer governo é melhor que a ausência de governo. O despotismo, por pior que seja, é preferível ao mal maior da Anarquia, da violência civil generelizada, e do medo permanente da morte violenta.

Mais tarde, acabaria em despotismo, como todas as formas de governo anteriores.

Corrupção, incapacidade, despotismo, decadência: assim era retratado o regime absolutista que caminhava para a guilhotina.

Pouco depois, os manifestantes se concentraram na frente do Parlamento, com cartazes contra o FMI (Fundo Monetário Internacional), o G8 (grupo dos países ricos) e o Banco Mundial, e cantaram contra a corrupção e o despotismo no país.