Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Volição


substantivo feminino

Ação através da qual uma decisão é tomada, pautando-se somente na vontade; vontade: o réu afirmou não ter domínio sobre sua volição.

Poder de livre escolha; capacidade para tomar suas próprias decisões, não sendo controlado por Deus ou pelo destino; arbítrio.

Vontade injustificada; intenção sem fundamento; capricho.

Ação de escolher, de tomar uma decisão; a escolha ou decisão que se toma.

[Psicologia] Capacidade em que se pauta o comportamento consciente, determinando a conduta, para decidir de acordo com as vontades ou motivações individuais.Etimologia (origem da palavra volição). Do latim volitio.onis.

Sinônimos de Volição

Volição é sinônimo de:querer, vontade, capricho, veleidade, arbítrio,

Definição de Volição

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação silábica: vo-li-ção
Plural: volições

Frases com a palavra Volição

Mudar as regras sobre os paraísos fiscais também não pode acontecer como um ato de volição.

A disciplina é consequência da organização, mas não se nasce organizado; precisamos anotar, agendar, listar, jogar fora, repor, e isso depende da volição: o ato pelo qual a vontade toma uma determinação.

Metafísica para corresponder com aquilo que se introjecta num nível de compromisso, que permita o sujeito apreciar a vida sem grandes transtornos, dentro de uma qualidade de informação que é sua volição, desejo de se deixar guiar.