Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Vernáculo


adjetivo

Particular ou característico de um país, uma nação, de uma região etc.: idioma vernáculo; hábitos vernáculos.

[Figurado] Diz-se da linguagem desprovida de estrangeirismos, que se apresenta com vocabulário e/ou construções sintáticas originais e corretas; castiço, polido, purista.

Que se expressa com rigor e perfeição na linguagem.substantivo masculino

[Linguística] Idioma particular falado num país (nação ou região); língua nacional: alguns países ainda ensinam o vernáculo.Etimologia (origem da palavra vernáculo). Do latim vernaculus.e.um,.

Sinônimos de Vernáculo

Vernáculo é sinônimo de:pátrio, puro, nacional, castiço, polido, purista,

Antônimos de Vernáculo

Vernáculo é sinônimo de:invernáculo,

Definição de Vernáculo

Classe gramatical: adjetivo
Separação silábica: ver-ná-cu-lo
Plural: vernáculos

Frases com a palavra Vernáculo

As cidades são apertadas para as pessoas e as leis, vastas, amplas e prolixas no seu vernáculo obtuso.

A pronúncia "godô", ele disse, já virou parte do vernáculo, e agora é tarde para convencer as plateias de que pode não ser assim.

Mas seus significados são inconfundíveis: palavrões são aqueles itens do vernáculo reservados para comunicar injúrias, insultos e outros conteúdos emocionalmente carregados ou ofensivos.