Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Usufruto


substantivo masculino

Direito atribuído a alguém que, durante determinado tempo, pode usufruir ou desfrutar de um imóvel que pertence a outra pessoa.

[Por Extensão] A posse ou ação de usufruir desse bem, garantida por esse direito.

[Por Extensão] Fruição; ação ou efeito ou usufruir, de estar na posse ou de aproveitar.

O que se usufruiu, desfrutou ou aproveitou.

Ver também: usucapião.Etimologia (origem da palavra usufruto). Do latim usus-fructus.

Sinônimos de Usufruto

Usufruto é sinônimo de:usufruição, desfrute, fruição, gozo,

Definição de Usufruto

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: u-su-fru-to
Plural: usufrutos

Frases com a palavra Usufruto

O que deve consolar um marido enganado pela mulher é que fica sendo sempre o dono de um prédio do qual os outros têm apenas o usufruto.

A ninguém foi dada a posse da vida, a todos foi dado o usufruto.

O prazo para o usufruto pelo governo de obras financiadas pela lei caía para 18 meses, em caso de "fins educacionais, igualmente não-onerosos".

A Constituição Federal assegura aos índios o usufruto exclusivo de suas terras e de seus recursos naturais.

A medida responde ao novo texto constitucional boliviano promulgado em fevereiro passado, segundo o qual nenhum estrangeiro pode adquirir ou ter propriedades em território nacional sob usufruto em uma faixa de 50 km a partir da fronteira.