Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Totalitarismo


substantivo masculino

[Política] Tipo de governo não democrático cujo controle é unicamente exercido pelos dirigentes, que retêm os direitos das pessoas em proveito da razão de Estado; regime totalitário.

[Política] Regime de governo no qual só um partido político é permitido, chefiado por um líder absoluto, que se mantém no poder usando de força e violência.

[Figurado] Ato ou modo de agir totalitário, não democrático, inflexível, ditatorial.Etimologia (origem da palavra totalitarismo). Totalitário + ismo.

Definição de Totalitarismo

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: to-ta-li-ta-ris-mo
Plural: totalitarismos

Frases com a palavra Totalitarismo

Quase três décadas de guerra, totalitarismo, invasões, ocupação e rebeliões deixaram pelo menos 1 milhão de viúvas e vários milhões de crianças sem pais no Iraque.

Segundo o boliviano, se os meios de comunicação se confundirem com partidos, "não poderão enfrentar mecanismos de totalitarismo disfarçados de democracia porque os meios não têm o poder de enfrentá-los mediante leis que não são desenhadas por eles".

Além disso, o pontífice destacou a contribuição que as religiões "podem e devem dar no perdão e na reconciliação contra a violência, o racismo, o totalitarismo, e o extremismo que mancham a imagem do Criador no homem".