Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Tomo


substantivo masculino

Parte selecionada pela editora, em concordância com o(s) autore(s), que corresponde ou não ao que vai ser impresso; volume impresso.

[Figurado] Característica ou atributo daquilo que possui valor; em que há importância; valia: este prêmio foi de grande tomo; providências administrativas de grande tomo.

[Figurado] O que serve de fundamento para; base: seu discurso não tinha tomo.

[Figurado] Seção que compõe algo; parte: um tomo da história.

Ser o segundo tomo de. Possui excesso de semelhança com alguém.

[Gramática] Palavra homônima de tomo do verbo tomar.Etimologia (origem da palavra tomo). Do grego tómos.ou.

Sinônimos de Tomo

Tomo é sinônimo de:fascículo,

Definição de Tomo

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: to-mo
Plural: tomos

Frases com a palavra Tomo

De cada vez que eu tomo uma decisão errada, tomo logo uma decisão nova.

Deu ao tomo o nome de (e traduzo) "As Profecias", pois eram exatamente isso: cantar as pedras futuras em linguagem cifrada e, para dar molho, em mil quadras, ou "centúrias", de decassílabos.

No prefácio deste primeiro tomo, o autor explica que adotou uma significação bastante ampla para a palavra caricatura, abrangendo cartuns, charges e outros tipos de humor gráfico.

Cada tomo tem suas peculiaridades, e o conjunto traz o entendimento de uma crítica política profunda e atual à Europa.