PUBLICIDADE

Sinificado de: temporal


adjetivo de dois gêneros

Que passa com o tempo; opõe-se ao que é eterno; transitório, passageiro, provisório: a existência temporal do homem.

Relativo ao mundo ou às coisas materiais; opõe-se ao que é espiritual, imaterial: os bens temporais.

Sem caráter religioso; profano, mundano.

Que não é militar nem religioso; leigo, civil, secular.

[Gramática] Que expressa uma relação de tempo, falando especialmente das conjunções subordinativas.substantivo masculino

Grande tempestade, com muita chuva e ventos muito fortes.substantivo feminino

[Gramática] Conjunção subordinada que expressa uma relação de tempo em relação ao elemento com o qual se encontra relacionada.expressão

Poder temporal. O poder dos papas como soberanos de seu território.Etimologia (origem da palavra temporal). Do latim temporalis, e “relativo ao tempo”.substantivo masculino

[Anatomia] Osso par da região inferior e lateral do crânio.adjetivo

[Anatomia] Que diz respeito às têmporas: osso temporal.Etimologia (origem da palavra temporal). Do latim temporalis, e “relativo às temporas”.

Sinônimos de temporal

temporal é sinônimo de:transitório, passageiro, provisório, borrasca, intempérie, profano, secular, tempestade, vendaval, civil, leigo,

Antônimos de temporal

temporal é sinônimo de:eterno, espiritual, imaterial,

Definição de temporal

Classe gramatical: adjetivo de dois gêneros
Separação silábica: tem-po-ral
Plural: temporais

Frases com a palavra temporal

Minha alma é feita de luz e trevas; nada de brumas. Ou faz bom tempo ou há temporal; as temperaturas variáveis são de pouca duração.

O beijo fulmina-nos como o relâmpago, o amor passa como um temporal, depois a vida, novamente, acalma-se como o céu, e tudo volta a ser como dantes. Quem se lembra de uma nuvem?

A Marinha brasileira continua à procura do argentino de 68 anos que sumiu há três dias em águas nacionais após um temporal na costa Sul do país.

A proposta gerou polêmica, porque uma das emendas incluídas e aprovada cria um marco temporal que reduz a necessidade de produtores de recomporem áreas de reserva legal em propriedades rurais.

O juízo de primeiro grau condenou o município a pagar à empregada a gratificação a partir da contratação, sem limitação temporal, sob o fundamento de que o benefício passou a integrar o contrato de trabalho e era direito adquirido, ainda que ela não o tenha recebido.