Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Tabelião


adjetivo

Escrivão público, titular de cartório, que reconhece firmas, autentica cópias de documentos, lavra escrituras, procurações etc.; notário: a certidão precisa ser reconhecida pelo tabelião local.

Próprio da linguagem usada nos cartórios e nos documentos notariais, naqueles produzidos em cartório.

[Pejorativo] Diz-se das frases clichês usadas no âmbito jurídico: frases de tabelião.

Escrito às pressas, com letra malfeita: letra de tabelião.Etimologia (origem da palavra tabelião). Do latim tabelio.onis.

Sinônimos de Tabelião

Tabelião é sinônimo de:notário,

Definição de Tabelião

Classe gramatical: adjetivo
Separação silábica: ta-be-li-ão
Plural: tabeliães

Frases com a palavra Tabelião

Laxmi e Rakesh assinaram uma declaração juramentada de que o casamento é nulo na presença de um tabelião em Jodhpur.

Os ministros entenderam que a Constituição de 1988 criou a necessidade de concurso público para se tornar tabelião.

Ainda segundo o comunicado, os divórcios em cartórios começaram em 2007 após a autorização obtida com a Lei 11.441. Naquele ano, ocorreram 4.080 formalizações sem a necessidade de ingresso no Poder Judiciário "porque foram resolvidos consensualmente em cartório perante um tabelião de notas". Esse número subiu para 4.394 no ano seguinte.