Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Surtir


verbo intransitivo

Ter por consequência; obter como resultado; originar, produzir: tanto empenho para surtir tão pouco efeito.verbo transitivo indireto e intransitivo

Ser bem-sucedido; sair exitoso: o suborno não surtiu ao parlamentar; essa sua cantada comigo não surte!verbo transitivo indireto

Ir do interior para o exterior; sair: fumaça surtia da fogueira.Etimologia (origem da palavra surtir). De sortir; pelo francês sortir, "conseguir como resultado".

Sinônimos de Surtir

Surtir é sinônimo de:provocar, surdir, emergir, sair, lançar, originar, produzir, causar,

Definição de Surtir

Classe gramatical: verbo intransitivo
Separação silábica: sur-tir

Frases com a palavra Surtir

Declarações de livros de autoajuda, como "vou ter sucesso" ou "sou uma pessoa adorável", podem surtir efeito negativo em pessoas com baixa autoestima.

Quando as táticas irlandesas começam a surtir efeito, o governo começa a negociar um acordo de paz.

O número servirá como "alvo" da política monetária já a partir de 2010, já que as decisões sobre os juros podem levar até nove meses para surtir efeito sobre a inflação.