Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Sultão


substantivo masculino

Título de um soberano entre os muçulmanos.

[Figurado] Senhor cujo poder é absoluto; quem é muito poderoso.

[Figurado] Aquele que possui muitas amantes; paxá.

Título usado comumente para designar alguns príncipes maometanos e tártaros.

[História] Título que era atribuído ao imperador da Turquia.expressão

Sultão das Matas. Em certos rituais afro-brasileiros ou em candomblé de caboclo, designação de Oxóssi.Etimologia (origem da palavra sultão). A palavra sultão deriva do árabe "sultan", pelo espanhol "sultán", que significa aquele que chefia, soberano.

Definição de Sultão

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: sul-tão

Frases com a palavra Sultão

Sentado no chãode saco vaziosuspira o sultão

Inaugurado em 1459, o Topkapi foi também o lugar de onde irradiava o poder político do sultão durante quase todo o período em que o Império Otomano regeu os destinos do mundo muçulmano.

Até ser substituído pelo palácio de Dolmabahçe pelo sultão Abdülmecit, em 1853, o Topkapi foi a morada dos sultões e de outras 4.

Khalfan não desmente o discurso oficial de que o sultão é amado por seus súditos e estima que 80% da população apoia o monarca.