Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Salgueiro


substantivo masculino

Nome de um grande grupo de árvores e arbustos graciosos que em geral têm galhos delgados e folhas estreitas.

Existem cerca de 300 espécies de salgueiros, das quais 100 são nativas da América do Norte. O menor salgueiro do mundo é um arbusto minúsculo de 2,5cm de altura que cresce nas regiões árticas e acima da linha das florestas, nas montanhas altas. O maior deles ultrapassa 37m de altura.

Definição de Salgueiro

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: sal-guei-ro
Plural: salgueiros

Frases com a palavra Salgueiro

terno salgueiroquase ouro, quase âmbarquase luz...

O velho salgueiroInclinado sobre o lagoResmunga baixinho.

No ano passado, a Corning, fabricante do ultrarresistente vidro Gorilla, usado no iPhone, anunciou ter resolvido o desafio de criar um vidro maleável, batizado de Willow Glass ("vidro salgueiro", em alusão à árvore com folhas flexíveis).

A babosa, a hortelã e o salgueiro são os novos fitoterápicos a entrar na lista oficial de medicamentos do SUS (Sistema Único de Saúde).

A babosa é indicada para o tratamento de queimaduras e psoríase (doença inflamatória da pele); a hortelã, para síndrome do cólon irritado; e o salgueiro, para dor lombar.