Sinificado de: Romance
adjetivo de dois gêneros
[Literatura] Narrativa em prosa relativamente longa em que fatos ficcionais são descritos (embora estruturados com verosimilhança), normalmente se pautam em histórias reais, tendo como foco relatar aventuras, costumes ou tipos psicológicos, críticas sociais, econômicas, culturais etc.: ler um romance.
[Popular] Caso de amor; aventura sentimental romântica; namoro, caso.
[Literatura] Na literatura medieval, obra narrativa escrita em língua românica, em verso ou prosa: Le Roman de la rose (O romance da rosa) de Guillaume de Lorris data do séc. XIII.
[Regionalismo: Nordeste] Literatura popular composta em folhetos com versos, narrada por um romanceiro, geralmente sobre um tema amoroso, mas não só; literatura de cordel.
[Música] Canto poético narrado em versos octassílabos, de natureza épica.
Narração que se pauta em eventos exagerados ou marcados pela imaginação, utopia, fantasia.
Ação real que parece inacreditável pelo seu teor desconectado com a realidade.
[Gramática] Forma no Diminutivo: romancete.expressão
Romance de capa e espada. O que conta aventuras de espadachins, no estilo de Os três mosqueteiros, e se passa geralmente entre o Renascimento e o séc. XVIII.
Romance de cavalaria, o que relata façanhas dos cavaleiros andantes: Amadis de Gaula; Dom Quixote, de Cervantes.
Romance cíclico. Romance em que se desenvolvem, através de vários volumes, aventuras das mesmas personagens, de uma família, ou de diferentes tipos de uma mesma geração, grupo ou sociedade: Os Rougon-Macquart, de Zola.
Romance didático. O que utiliza uma história fictícia para divulgar um ensinamento: Émile, de J.-J. Rousseau.
Romance epistolar. Aquele cuja ação é narrada pela correspondência de algumas personagens: as relações perigosas, de Laclos.
Romance de folhetim ou folhetim. Romance de aventuras, cheio de surpresas e percalços, publicado em episódios por jornais ou revistas, muito comum no séc. XIX: O mistério da estrada de Sintra, de Eça de Queirós e Ramalho Ortigão.
Romance negro. Romance cuja ação é pontilhada de crimes hediondos cujas personagens são dominadas por vícios e paixões criminosas: Justine ou as desgraças da virtude, de Sade.
Romance pastoril. Antiga forma literária de caráter bucólico cujos heróis eram pastores e pastoras: Menina e moça, de Bernardim Ribeiro.
Romance policial. Gênero novelístico em que se trata do esclarecimento de um crime ou mistério, na maioria das vezes pelos métodos especiais de um grande detetive (Sherlock Holmes, de Conan Doyle; Hercule Poirot, de Agatha Christie; Maigret, de Simenon) ou de um aventureiro (Arsène Lupin, de Maurice Leblanc).
Romance psicológico. Aquele cujo centro de interesse é a análise dos sentimentos e paixões humanas: o som e a fúria, de Faulkner; Fronteira, de Cornélio Pena.Etimologia (origem da palavra romance). A palavra romance tem sua origem no latim “romanice”, com o sentido da ação de falar românico.
Sinônimos de Romance
Romance é sinônimo de:românico, novela, namoro, caso, ficção, fábula, história, conto, narrativa, relato, drama, prosa, literatura, trama, enredo, intriga,
Definição de Romance
Classe gramatical: adjetivo de dois gêneros
Separação silábica: ro-man-ce
Plural: romances
Frases com a palavra Romance
O casamento é o fim do romance e o começo da história.
A história é um romance que aconteceu; o romance é a história que poderia ter acontecido.
Trata-se, portanto, de um conjunto de obras que retoma o histórico do desenvolvimento de alternativas literárias em forma de poesia, contos e romance, que faria com que a literatura latina contemporânea se consagrasse em todo o mundo.
A ficção carrega os fortes sentimento de esperança e de alegria associados ao carnaval e também conta episódios de sexo e violência, características que marcaram o primeiro romance do escritor.
Foi mais uma associação de ideias e romance no turbilhão intelectual, cultural e criativo que foi o Quartier Latin parisiense em sua era de ouro, um tempo que foi também uma época áurea para a filosofia e a política revolucionária na Europa.