Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Repudiar


verbo transitivo direto

[Antigo] Renegar a esposa ou rejeitá-la legalmente.

Separar-se através de um divórcio; divorciar-se.

Desamparar alguém; deixar em abandono; rejeitar, repelir: repudia seu filho e deixa-o aos cuidados de outros.

Manifestar recusa, rejeição a; reprovar: a emissora repudia programas violentos.Etimologia (origem da palavra repudiar). Do latim repudiare, "expulsar de casa, falando da esposa".

Sinônimos de Repudiar

Repudiar é sinônimo de:negar, recusar, rejeitar, renegar, renunciar, repelir, renuir, abdicar, declinar, desaceitar,

Antônimos de Repudiar

Repudiar é sinônimo de:acolher, aceitar,

Definição de Repudiar

Classe gramatical: verbo transitivo direto
Separação silábica: re-pu-di-ar

Frases com a palavra Repudiar

O presidente da Bolívia anunciou na quarta-feira em La Paz que seu governo pediria às Nações Unidas uma reunião de emergência para "repudiar e rejeitar a ocupação militar dos EUA" no Haiti.

O governo uruguaio também afirmou condenar "energicamente" os atentados e "repudiar todo tipo de violência terrorista", por meio de um comunicado emitido pela Chancelaria.

O ex-ministro, em nota, disse repudiar as "ilações" do procurador regional e que o questionamento é "um retrocesso autoritário" e uma "tentativa de intimidação".