Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Refutar


verbo transitivo direto

Derrubar as afirmações alheias usando alegações irrecusáveis: refutar uma mentira.

Dizer o oposto; dizer o contrário de; negar: o réu refutou os indícios do crime.

Que não se pode aprovar ou aceitar; rejeitar: refutou o pedido de casamento.

Argumentar através de alegações, justificativas, sinais e/ou gestos; contestar: refutou os argumentos mentirosos.Etimologia (origem da palavra refutar). O verbo refutar deriva do latim "refutare", com o sentido de lançar novamente, rebater ou repelir.

Antônimos de Refutar

Refutar é sinônimo de:aceitar, afirmar, conceder,

Definição de Refutar

Classe gramatical: verbo transitivo direto
Separação silábica: re-fu-tar

Frases com a palavra Refutar

O homem, na sua ansiedade de refutar a evidência de que é um macaco, reforça a crença de que é um burro.

É mais fácil refutar erros que descobrir verdades.

Segundo esta visão, é bom que o indivíduo se proponha a refutar as soluções mais óbvias e parta para um exercício profundo de criatividade a fim de deixar para trás a zona de conforto.

Mas somente com a divulgação do estudo e com uma posterior análise paritária criteriosa é que poderemos objetivamente confirmar ou refutar essa má impressão e, mais importante, tentar fazer alguma coisa a respeito dela.

Austen parece refutar repetidamente a moda da época que pregava que a magreza por si só tinha alguma correlação com saúde e felicidade.