Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Refugiar


verbo pronominal

Dirigir-se para um lugar protegido; mudar-se para local com proteção: refugiou-se no sótão para se proteger do furacão.

Sair do país para procurar asilo; expatriar-se: refugiou-se em Londres para fugir da ditadura.

Conseguir amparo: quando estava triste, refugiava-se em casa de seus pais.

Manter-se protegido; proteger-se ou resguarda-se: refugiou-se sobre a ponte para fugir das enchentes.verbo transitivo direto

Formal. Dar amparo; proteger: precisava refugiar suas mágoas no colo de um amigo.Etimologia (origem da palavra refugiar). Refúgio + ar.

Sinônimos de Refugiar

Refugiar é sinônimo de:expatriar,

Definição de Refugiar

Classe gramatical: verbo pronominal
Separação silábica: re-fu-gi-ar

Frases com a palavra Refugiar

Aonde poderia refugiar-me, se não tivesse os queridos dias da minha juventude?

Quando falamos de história, temos o costume de nos refugiar no passado. É nele que se pensa encontrar o seu começo e o seu fim. Na realidade, é o inverso: a história começa hoje e continua amanhã.

Dezenas de milhares de cristãos tiveram que fugir para o exterior, se refugiar na Província de Ninawa ou na região autônoma do Curdistão.

A região de Xinjiang faz fronteira com o Paquistão, onde membros da etnia Uigur costumam se refugiar.

O governo do presidente Alvaro Uribe ordenou, desde que assumiu o poder, em 7 de agosto de 2002, uma ofensiva militar contra a guerrilha, o que a forçou a refugiar-se em distantes zonas montanhosas e de selva.