PUBLICIDADE

Sinificado de: raposa


adjetivo de dois gêneros

Gênero de mamíferos carnívoros da família dos canídeos, que compreende animais de cauda muito peluda e focinho fino, a que se deve a destruição de grande quantidade de aves e mamíferos de pequeno porte: a raposa é famosa pela sua astúcia. (Voz: a raposa regouga.).

Pelagem desse animal: raposa ruiva, raposa prateada.

[Figurado] Homem astuto.

Cesto alto e arredondado com tampa.

Espécie de jogo popular.

Borboleta diurna.

Engenho de tirar água.

As raposas são canídeos de porte médio, de pele avermelhada ou amarela. Vivem em covis muito fundos, de onde saem ordinariamente à noite para atacar os galinheiros; destroem também a pequena caça e pequenos animais nocivos nos campos.

Definição de raposa

Classe gramatical: adjetivo de dois gêneros
Separação silábica: ra-po-sa
Plural: raposas

Frases com a palavra raposa

Foi quando Tomé de Souza / Desembarcou na Bahia / Logo no primeiro dia / Passou o pau na esposa / Ligeiro que nem raposa / Comeu na frente e atrás / Depois, na beira do cais / Por onde os navio trafega / Comeu o Padre Nóbrega / Que os anos não trazem mais.

Precisando um príncipe de saber usar bem o animal, deve tomar como exemplo a raposa e o leão; pois o leão não é capaz de se defender das armadilhas, assim como a raposa não se sabe defender dos lobos. Deve, portanto, ser raposa para conhecer as armadilhas e leão para espantar os lobos.

Mas é o terceiro que traz pendente do ombro a caça mais rica, raposa vermelha que lhe incendeia as costas como uma labareda e com sua cauda morta traça um rastro no chão.

As cenas explícitas de sexo, violência e automutilação sexual, sem falar em uma raposa que fala, fizeram de "Anticristo" um dos filmes mais comentados dos últimos anos em Cannes.

O exemplar da espécie tubarão raposa (Alopias vulpinus tinha quase dois metros e meio de comprimento.