Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Prurido


substantivo masculino

[Medicina] Dermatologia. Sensação de irritação que provoca coceira na pele, geralmente, causada pela liberação de substâncias químicas particulares ao organismo; comichão ou coceira.

Em que há impaciência ou inquietação.

O que pode surgir como sintoma ou manifestação de alguma coisa.

[Figurado] Estado de inquietação causado por uma preocupação; dor na consciência; pudor.

[Figurado] Desejo excessivo; tentação.Etimologia (origem da palavra prurido). Do latim pruritus.us.

Sinônimos de Prurido

Prurido é sinônimo de:escrúpulo, manifestação, pruído, coceira, comichão, sarna, sintoma, tentação,

Antônimos de Prurido

Prurido é sinônimo de:equilíbrio, tranquilidade, calma,

Definição de Prurido

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: pru-ri-do
Plural: pruridos

Frases com a palavra Prurido

A picadura do inseto pode causar desde um simples ponto avermelhado com discreta coceira, com duração de até dois dias, até levar a quadros de prurido (coceira) intensa e se manifestar com placas de alergia e urticária que, eventualmente, poderá ser necessário atendimento hospitalar e internação.

Porém, quando presentes, a doença se caracteriza pelo surgimento do exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, artralgia, mialgia, edema periarticular e cefaleia.