Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Protecionismo


substantivo masculino

Sistema que protege a industria e o comércio de um país, através da criação de leis que não autorizam, ou dificultam, a importação de certos produtos, geralmente pela aplicação de altas taxas aos produtos estrangeiros.Etimologia (origem da palavra protecionismo). Proteção pretecion + ismo; do francês protectionnisme.

Sinônimos de Protecionismo

Protecionismo é sinônimo de:livre-comércio,

Definição de Protecionismo

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: pro-te-ci-o-nis-mo
Plural: protecionismos

Frases com a palavra Protecionismo

Sobre a reunião do G8, da qual participará, Lamy disse que sua mensagem "será muito parecida" com a que fez durante a reunião do G20 (grupo que reúne representantes de países ricos e dos principais emergentes) de Londres, em abril, e destacou a intenção de continuar "lutando contra o protecionismo, que está aí".

Depois dos programas de estímulo e das intervenções dos bancos centrais nos mercados monetários, o diretor geral constatou que surgiram recentemente "sinais de protecionismo e de uma preferência nacional mais acentuada".

Os 192 países do organismo aprovaram um texto de 15 páginas que abre caminho para uma maior participação da ONU na gestão do sistema financeiro global, reafirma o compromisso dos países ricos de aumentar a ajuda ao desenvolvimento e pede que o protecionismo seja evitado.