Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Professar


verbo bitransitivo

Declarar, reconhecer publicamente; confessar: em discurso, professou sua vontade de ser prefeito; professava aos presentes sobre os direitos das mulheres.

Preconizar, ter a convicção de: professa ideias socialistas; professa sua fé islâmica.

Ter determinado ofício ou profissão: professar o Direito Constitucional.

Expor as boas características de alguma coisa; apregoar: professar as vantagens do Sistema Público de Saúde.

[Pouco Uso] Trabalhar como professor; ensinar.verbo intransitivo

[Religião] Fazer votos, entrando para uma ordem religiosa: professou e se mudou para o convento.Etimologia (origem da palavra professar). Do latim professus, + ar.

Sinônimos de Professar

Professar é sinônimo de:exercer, exercitar, preconizar, ensinar, confessar, abraçar,

Definição de Professar

Classe gramatical: verbo bitransitivo
Separação silábica: pro-fes-sar

Frases com a palavra Professar

Para agradar aos homens é preciso professar o que cada um desses homens repudia e odeia na sua vida secreta.

O direito de professar seu culto é reconhecido nestes países, exceto na Arábia Saudita, que proíbe qualquer prática religiosa que não seja o Islã.

O suposto guia contou ainda que começou a pregar há oito anos e que várias pessoas, além de acreditar nele, o ajudaram a professar sua doutrina.

Conforme a fonte do "Dnevni List" também foi proibido de professar e de oferecer conselhos espirituais, segundo a fonte, que cita uma carta dos dignatários franciscanos dirigida para os provinciais na Bósnia-Herzegovina, Croácia e Itália.