Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Penar


substantivo masculino

Sofrer pena ou dor; padecer, afligir-se: passou a vida penando; penam-se aqueles que trabalham no que detestam.verbo transitivo direto

Experimentar aflição ou sofrimento; padecer: pena o sofrimento de se ter divorciado.

Causar dor, sofrimento ou pena a alguém: penava os avós por suas escolhas contraditórias.

[Jurídico] Aplicar pena, punição legal, em alguém.substantivo masculino

Dor física; padecimento moral; sofrimento: a pena de se estar só.Etimologia (origem da palavra penar). O verbo penar deriva da junção de “pena” , do grago “poiné, és, com o sentido de sanção, punição, penitência, e do sufixo -ar.

Sinônimos de Penar

Penar é sinônimo de:padecer, sofrer, dor,

Definição de Penar

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: pe-nar

Frases com a palavra Penar

Irregular no serviço (deu 9 aces e cometeu 12 duplas faltas), Ivanovic, que já foi número 1 do mundo, voltou a penar no saibro.

No ponto seguinte, a 300 metros, os cientistas começaram a penar.

Depois de abrir furos no osso e extrair 2 gramas de material, foi preciso penar para obter algum DNA, porque a molécula vai se degradando.