Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Paternalismo


substantivo masculino

Doutrina de acordo com a qual as relações, entre empregador e empregado, devem ser baseadas em normas familiares, sendo os empregadores completamente responsáveis pelos empregados.

Regime em que a autoridade do pai prevalece ou que nela se baseia; paternalidade.

[Por Extensão] Política. Sistema político que disfarça o autoritarismo através de medidas de proteção.Etimologia (origem da palavra paternalismo). Paternal + ismo.

Definição de Paternalismo

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: pa-ter-na-lis-mo
Plural: paternalismos

Frases com a palavra Paternalismo

O excesso de paternalismo aparece no fato de que o Ministério da Construção emprega 8 mil pessoas, entre operários e pedreiros, para sua atividade-fim, mas tem 12 mil vigilantes na folha de pagamento.

Milhares de jovens da ilha não trabalham nem têm interesse em fazê-lo, acostumados com o paternalismo estatal ou desmotivados pelos salários que equivalem a US$ 20 mensais (cerca de R$ 35).

Segundo ele, o sindicato iria supervisionar as demissões, inicialmente dirigidas aos trabalhadores dos ministérios do Açúcar, Agricultura, Construção, Saúde Pública e Turismo, para assegurar que sejam realizadas sem "violações, paternalismo, favoritismo ou outra tendência negativa qualquer".