Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Paroxismo


substantivo masculino

[Medicina] Estágio de uma doença em que os sintomas aparecem de modo mais intenso, geralmente expressando sua evolução; crise.

Momento em que uma dor está mais intensa.

Contração violenta causada por alterações no sistema nervoso central; convulsão.

[Figurado] Ponto mais elevado de uma sensação; o mais alto grau de expressão de um sentimento; auge.substantivo masculino plural

[Paroxismos] Respiração profunda de uma pessoa em estado agonizante.Etimologia (origem da palavra paroxismo). A palavra paroxismo tem sua origem do grego "paroksusmós,ou", com o sentido de ação de excitar, de estimular, de incentivar.

Sinônimos de Paroxismo

Paroxismo é sinônimo de:estertor, apogeu, auge, agonia, angústia, convulsão, crise, ápice, máximo, cúmulo,

Definição de Paroxismo

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: pa-ro-xis-mo
Plural: paroxismos

Frases com a palavra Paroxismo

A nota também rebate reportagem da revista "Veja", publicada nesta semana, que diz que o PMDB encarna o paroxismo do fisiologismo da política brasileira.

A força do romance consiste em contrapor a "tentação do desespero", a tentativa narcísica de obter a graça através dos próprios atos, à graça concedida nos momentos de paroxismo, em que nossa "mortalha de carne" encontra a "presença real" do fogo divino, que "funde o gelo dos conceitos" e castiga a soberba teológica.