Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Paradigmas


substantivo masculino

Modelo que serve de padrão; normas: paradigmas políticos, sociais.

[Por Extensão] Norma que já está estabelecida: a escola segue paradigmas tradicionais.

[Gramática] Formas que servem de modelo num sistema de derivação ou de flexão: paradigmas de declinação verbal.

[Linguística] Componentes que podem sofrer substituição, entre si, na mesma posição e estrutura da qual fazem parte.Etimologia (origem da palavra paradigmas). Plural de paradigma, do grego parádeigma,atos 'padrão, exemplo'.

Sinônimos de Paradigmas

Paradigmas é sinônimo de:paradigma, padrão, exemplo, normas, modelos,

Definição de Paradigmas

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: pa-ra-dig-mas

Frases com a palavra Paradigmas

Se a Nintendo trocou os botões pelos movimentos, com o Wii, agora é a Microsoft quem tenta quebrar paradigmas, dispensando de vez o joystick.

A Microsoft quebrou paradigmas ao dispensar de vez o joystick.

Com humor e descontração, eles falam sobre as consequências sociais da deficiência da linguagem e mostram novas perspectivas em relação a situações corriqueiras, sugerindo uma quebra de paradigmas.