Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Ostracismo


substantivo masculino

[História] Julgamento ou condenação por crimes políticos que, realizado pela Assembleia do Povo, bania por dez anos qualquer cidadão suspeito (entre os atenienses).

[Por Extensão] Ação de excluir alguém, geralmente, de um ofício, cargo, grupo ou local; afastamento ou expulsão.

Ato de proscrever e a ação desse ato; banimento, desterro ou expulsão.Etimologia (origem da palavra ostracismo). Do grego do grego ostrakismós; pelo latim ostracismus.

Sinônimos de Ostracismo

Ostracismo é sinônimo de:expulsão, proscrição, afastamento, isolamento, banimento, desterro, reclusão,

Definição de Ostracismo

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: os-tra-cis-mo
Plural: ostracismos

Frases com a palavra Ostracismo

Arias fala sobre a ameaça de "ostracismo" que pesa sobre o governo interino liderado por Micheletti, caso continue resistindo à pressão internacional e ao isolamento da comunidade internacional.

De um lado, curadores, instituições e críticos de arte reclamam que a cobrança das famílias prejudica a realização de exposições, arriscando jogar no ostracismo a obra de um artista.

Consolidou o que viria a ser chamada "escola paulista", mas hoje, ainda em funcionamento, passa por um período de ostracismo.