Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Ontológica


adjetivo

Relativo à ontologia, ao ramo da metafísica que busca analisar o que existe no mundo, a natureza do ser e a realidade.

[Filosofia] Que se opõe ao ôntico, à existência prática e concreta, analisando o sujeito em si mesmo, na sua complexidade.

[Informática] Relativo à técnica de compartilhamento, de reutilização e de organização de informações.Etimologia (origem da palavra ontológica). Feminino de ontológico, ontologia + ico.

Definição de Ontológica

Classe gramatical: adjetivo
Separação silábica: on-to-ló-gi-ca
Plural: ontológicas

Frases com a palavra Ontológica

O vezo filosofante do personagem ao mesmo tempo atenua a fragilidade ontológica do narrador e acentua a densidade das cenas e problemas, resultando em um experimento que merece ser conhecido, ainda mais numa carreira literária que tem tudo para alcançar o mais alto.

Expressão mais bem-acabada da crença filosófica de que só seria possível pensar através da articulação de sistemas fortemente hierárquicos, com o consequente desprezo pela dignidade ontológica do contingente, desse mesmo contingente que "tampouco pode esperar de si e reclamar para si mesmo".

Assim descreveu a revista: "Elas falaram de arte, de liberdade, da busca por significados, tudo pontuado por referências aos Evangelhos, aos 'Ensaios' de Montaigne e à 'humildade ontológica'".