Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Obsessivo


adjetivo

Relativo à obsessão, à preocupação excessiva com alguma coisa, ao apego exagerado a uma mesma ideia.

Capaz de causar obsessão, necessidade intensa ou ideia fixa de fazer algo independentemente da sua própria vontade.

[Psicologia] Que sofre de neurose absessiva-compulsiva, definida por pensamentos, ou ações, repetitivos e compulsivos; obsessivo-compulsivo.

Que aborrece alguém com ideias ou solicitações insistentes.substantivo masculino

Pessoa obsessiva, que sofre com alguma obsessão, que age tendo uma ideia fixa ou necessidade intensa de fazer algo ou de se comportar de determinada forma.Etimologia (origem da palavra obsessivo). Obsessão + ivo.

Definição de Obsessivo

Classe gramatical: adjetivo
Separação silábica: ob-ses-si-vo
Plural: obsessivos

Frases com a palavra Obsessivo

Seus advogados lembram que a síndrome de Asperger é uma forma de autismo que, em algumas ocasiões, deriva em comportamento obsessivo.

Promotores públicos o descreveram como um "comprador obsessivo", em 2005, durante o julgamento em que foi inocentado das acusações de abuso de criança.

Alguns analistas econômicos são vítimas de grave processo obsessivo misticamente ligado ao número três.