Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Obsequioso


adjetivo

Que obsequia - que leva ao excesso as atenções, o respeito.

Característica de quem é prestativo, de quem gosta de auxiliar, de ajudar.

Qualidade de quem usa a polidez em excesso para cuidar de alguém.

Que tem a essência ou a característica de obsequiar.

[Figurado] Qualidade de condescendente, agradável, benevolente.Etimologia (origem da palavra obsequioso). Obséqui(o) + oso.

Sinônimos de Obsequioso

Obsequioso é sinônimo de:respeituoso, cortês, atento, amável, atencioso, deferente, dócil, gentil,

Definição de Obsequioso

Classe gramatical: adjetivo
Separação silábica: ob-se-qui-o-so
Plural: obsequiosos

Frases com a palavra Obsequioso

Em 1982, a Arquidiocese do Rio de Janeiro abriu um processo contra o frei pelas duras críticas feitas no livro "Igreja, Carisma e Poder"(1981), o que levou a Santa Sé a repreendê-lo com 11 meses de "silêncio obsequioso", além da proibição de novas edições do título.

O ex-ministro diz ter "elegância acima da média e silêncio obsequioso com todas as diferenças programáticas" entre a sua gestão e a atual.

"Querem cobrar do governador o silêncio obsequioso, o silêncio canalha, o silêncio covarde", disse o governador.