Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Obséquio


substantivo masculino

Ação de obsequiar, de fazer favores a alguém; favor.

Algo feito para alguém com desinteresse, somente para agradar; favor: faz-me o obséquio de buscar o dinheiro?

Boa vontade direcionada a alguém; benevolência, gentileza.Etimologia (origem da palavra obséquio). A palavra obséquio tem sua origem no latim "obsequium,ii", com o mesmo sentido.

Sinônimos de Obséquio

Obséquio é sinônimo de:atenção, afabilidade, amabilidade, cortesia, delicadeza, educação, gentileza, graciosidade, favor, ajuda,

Antônimos de Obséquio

Obséquio é sinônimo de:arrogância, aspereza,

Definição de Obséquio

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: ob-sé-qui-o
Plural: obséquios

Frases com a palavra Obséquio

O obséquio produz amigos; a verdade, ódio.

por obséquio.

O palácio, entretanto, declinou educadamente o obséquio, e a companhia aérea anunciou que entregará o dinheiro correspondente a uma organização beneficente.

A ratio decidendi do julgamento do STJ traduz, em obséquio ao princípio da segurança jurídica, mais um dos efeitos do tempo sobre o Direito: “O direito afeta diretamente a temporalização do tempo, ao passo que, em troca, o tempo determina a força instituinte do direito".