Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Nebuloso


adjetivo

Obscurecido pelas nuvens; nebulento, nevoeirento, nevoento.

Cujo aspecto pode indicar que uma tempestade está prestes a aparecer (falando especialmente do tempo); obscuro: tempo nebuloso.

[Figurado] Pouco claro; ininteligível, obscuro: texto nebuloso.

[Figurado] Que não é transparente; turvo, opaco.

[Figurado] Sobre o que nada se sabe; misterioso, ambíguo.

[Figurado] Que aparenta tristeza; sombrio.

[Gramática] Palavra com alteração de pronuncia no plural; pronuncia-se: /nebulósos/.Etimologia (origem da palavra nebuloso). A palavra nebuloso tem sua origem no latim "nebulosus,a,um", com o sentido de cheio de nevoeiro.

Antônimos de Nebuloso

Nebuloso é sinônimo de:transparente, claro, simples, transluzente, vítreo, especular, lúcido,

Definição de Nebuloso

Classe gramatical: adjetivo
Separação silábica: ne-bu-lo-so
Plural: nebulosos

Frases com a palavra Nebuloso

É o tempo, sobretudo, que sustenta a transformação de Rubén, que dá sentidos afetivos à história, ao agregar um passado nebuloso e um futuro indistinto ao personagem, uma paternidade não vivida e sentimentos em que se confundem desejo e recusa.

O filme Entardecer, do cineasta húngaro László Nemes, que se passa na Europa nas primeiras décadas do século 20, é uma obra com uma temática que se aproxima da situação atual, quando tudo parece “muito nebuloso”, no Brasil e no mundo, em relação ao destino da humanidade.

De nebuloso, há as versões para a solução pouco ortodoxa para o impasse, com o asilado saindo por terra, durante horas, cruzando fronteiras --e sem sequer conhecimento do governo brasileiro.