Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Matreiro


adjetivo

Esperto; diz-se de quem se utiliza de astúcia para obter o que pretende.

Expediente; que é sagaz no modo como lida com pessoas ou situações.

Diz-se do animal que não se deixa domar ou agarrar, que se esquiva.Etimologia (origem da palavra matreiro). Talvez do espanhol matrero.

Sinônimos de Matreiro

Matreiro é sinônimo de:expediente, esperto, ardiloso, sorrateiro, velhaco, astucioso,

Antônimos de Matreiro

Matreiro é sinônimo de:bobo, parvo, tolo,

Definição de Matreiro

Classe gramatical: adjetivo
Separação silábica: ma-trei-ro
Plural: matreiros

Frases com a palavra Matreiro

"Pagamento de modo heterodoxo, matreiro, para não dizer malandro", disse.

Ridículo ou não, há boatos de que Narcisa estará presente na segunda temporada do "Mulheres Ricas"(Band). Louca ela? Não, nada disso."Eu sou tripolar, mas sou normal...trabalhada!", conclui a 'princesinha de Copacabana' com seu enorme sorriso matreiro.

Pois esse personagem que se apresenta para nós como continuador de certa linha muito presente na nossa tradição literária regionalista (o homem de imaginação sufocado pela insignificância da posição social) acaba se revelando tão matreiro quanto impotente, esquivo à definição.