Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Maternidade


substantivo feminino

Qualidade da mãe, de quem gera ou cria; educa, oferece cuidado, carinho, amor e proteção a uma criança.

[Jurídico] Laço de parentesco que liga a mãe aos filhos.

Estabelecimento hospitalar onde se fazem os partos, disponibilizando os cuidados necessários à gestante durante a gravidez, no período pré-parto e pós-parto.

[Artes] Representação artística de uma mãe com o filho.Etimologia (origem da palavra maternidade). A palavra maternidade tem sua origem no latim medieval “maternitas,atis”, que significa qualidade de ser mãe.

Definição de Maternidade

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação silábica: ma-ter-ni-da-de
Plural: maternidades

Frases com a palavra Maternidade

A força da maternidade é maior que as leis da natureza.

Com o auxílio da TAQE, startup de recrutamento e treinamento por meio de jogos, as novas candidatas vão realizar no aplicativo testes de personalidade e português e enviar um vídeo contando suas experiências com a maternidade e como poderiam ajudar outras mulheres.

Tal permissão legal, segundo a entidade, “afronta a proteção que a Constituição Federal atribui à maternidade, à gestação, à saúde, à mulher, ao nascituro, aos recém-nascidos, ao trabalho e ao meio ambiente do trabalho equilibrado”.

Além da penalização da maternidade, as mulheres são prejudicadas por serem as que assumem em geral o cuidado de pessoas dependentes, seja por velhice, doença ou incapacidade; assim como o trabalho doméstico.