Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Lícito


adjetivo

[Jurídico] Que se encontra em conformidade com a lei; de acordo com os princípios do direito.

Em que há justiça; que se permite; permitido.

Que se pode admitir ou justificar; justificável.substantivo masculino

Aquilo que é justo; o que é admitido; legítimo.Etimologia (origem da palavra lícito). Do latim licitus.a.um.

Sinônimos de Lícito

Lícito é sinônimo de:permitido, legal, legítimo, lítico,

Antônimos de Lícito

Lícito é sinônimo de:ilícito,

Definição de Lícito

Classe gramatical: adjetivo
Separação silábica: lí-ci-to
Plural: lícitos

Frases com a palavra Lícito

Entregou-se tanto ao vício da luxúria / que em sua lei tornou lícito aquilo que desse prazer, / para cancelar a censura que merecia.

Podemos pretender ser quanto queiramos; mas não é lícito fingir que somos o que não somos.

Na petição inicial da ação civil pública, os advogados da Abapi (Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial) dizem: "O ato seria lícito se as rés não quisessem confundir os consumidores, fazendo crer que a cobrança é uma taxa oficial, emitida pelo INPI ou por outro órgão do governo federal.

Detalhes expostos, volto ao fundo da questão: é lícito não se apresentar como um jornalista a uma fonte, governamental ou não.

É lícito.