Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Jurisprudência


substantivo feminino

[Jurídico] Análise do direito e/ou das leis.

Ciência que se dedica ao estudo das leis.

Reunião das decisões tomadas num tribunal no âmbito do direito: a jurisprudência existe para suprir deficiências legais.

Ação que consiste na interpretação das leis tomadas em julgamentos anteriores, fazendo com que as mesmas sirvam de fundamento para causas análogas.

Estabelecer jurisprudência. Desenvolver autoridade legal.

[Figurado] O que pode ser usado como padrão (modelo) comportamental, de pensamento e/ou discursivo.Etimologia (origem da palavra jurisprudência). Do latim jurisprudentia.ae.

Sinônimos de Jurisprudência

Jurisprudência é sinônimo de:direito, legislação,

Definição de Jurisprudência

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação silábica: ju-ris-pru-dên-ci-a
Plural: jurisprudências

Frases com a palavra Jurisprudência

As tias, as mães e as irmãs têm uma jurisprudência particular com os seus sobrinhos, os seus filhos e os seus irmãos.

Uma porta-voz do MySpace afirmou, em nota, que a empresa estava "contente" com o fato de o tribunal ter confirmado a jurisprudência de outros tribunais de que esses sites "não podem ser responsabilizados pelo conteúdo postado ou pelos crimes cometidos por indivíduos".

Hoje, há apenas jurisprudência nesse sentido.

Segundo ele, já existe jurisprudência no STF (Supremo Tribunal Federal) determinando que a regra de indicação de conselheiros dos tribunais de contas dos Estado deve seguir a regra da Constituição Federal.