Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Insulina


substantivo feminino

Hormônio responsável pela regulação, ou redução, da taxa de glicose do sangue: a insulina é usada no tratamento da diabetes.

Hormônio produzido e secretado pelo pâncreas, que age como metabolizador dos carboidratos do sangue; quando sua produção é inferior à normal pode causar diabetes.

Ver também: diabetes.Etimologia (origem da palavra insulina). Do francês insuline.

Definição de Insulina

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação silábica: in-su-li-na
Plural: insulinas

Frases com a palavra Insulina

Estudos já mostravam que caminhar regularmente diminui o LDL (colesterol "ruim"), aumenta sua fração boa, o HDL, e melhora a sensibilidade à insulina -portanto, reduz o risco de complicações cardiovasculares e diabetes.

Os médicos, por sua vez, disseram que se a menina tivesse recebido injeções de insulina e os cuidados necessários teria sobrevivido.

A base do trabalho envolve dados bem conhecidos sobre a ação de certos hormônios, como a insulina e a leptina, sobre o cérebro.