Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Insubordinação


substantivo feminino

Rebelião; não cumprimento das ordens de uma autoridade.

Qualidade da pessoa que não obedece; desobediência.

[Jurídico] Violação das normas estabelecidas pelo empregador, podendo o funcionário ser demitido por justa causa.

[Jurídico] Crime militar que se fundamenta na desobediência das ordens de um superior hierárquico.Etimologia (origem da palavra insubordinação). In + subordinação.

Sinônimos de Insubordinação

Insubordinação é sinônimo de:desobediência, indisciplina, insubmissão, rebelião, subversão,

Antônimos de Insubordinação

Insubordinação é sinônimo de:obediência, subordinação,

Definição de Insubordinação

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação silábica: in-su-bor-di-na-ção
Plural: insubordinações

Frases com a palavra Insubordinação

O provincianismo consiste em pertencer a uma civilização sem tomar parte do desenvolvimento superior dela - em segui-la pois mimeticamente com uma insubordinação inconsciente e feliz.

O general Bonaparte era extremamente ignorante quanto à arte de governar. Alimentado por ideias militares, a decisão sempre lhe pareceu insubordinação.

Entretanto, a Justiça do Trabalho justificou a demissão baseando-se em uma "insubordinação caracterizada e reiterada" da funcionária.

Zelaya demitiu Vásquez pela insubordinação, mas a decisão foi revertida pela Corte Suprema.

Arvelaiz afirmou ainda que as "informações suspeitas" do instituto são um ataque a nações que atuam "de forma independente da influência de potências que se assombram com a insubordinação dos países que, infelizmente, ainda consideram colônias".