Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Infringir


verbo transitivo direto

Não respeitar nem obedecer; violar uma lei e/ou uma norma; transgredir um regulamento; desobedecer: ele infringiu a lei e espera sua pena.Etimologia (origem da palavra infringir). O verbo infringir deriva do latim "infringere", que significa desobedecer.

Sinônimos de Infringir

Infringir é sinônimo de:desrespeitar, deludir, contravir, transgredir, romper, desobedecer,

Antônimos de Infringir

Infringir é sinônimo de:guardar, cumprir, satisfazer, acatar, sujeitar, observar,

Definição de Infringir

Classe gramatical: verbo transitivo direto
Separação silábica: in-frin-gir

Frases com a palavra Infringir

A vida é cheia de obrigações que a gente cumpre por mais vontade que tenha de as infringir deslavadamente.

Nenhum país reconheceu o novo governo hondurenho, e neste sábado a OEA suspendeu o país por infringir os princípios democráticos da organização.

O presidente defendeu várias vezes a legitimidade de seu mandato, reforçando que foi eleito pelo Congresso, com autorização da Suprema Corte, e que Zelaya foi retirado do cargo por infringir a Constituição.

Segundo o ministro, o governo vai cortar os encargos que as empresas precisam recolher para a Previdência Social, e que isso será feito "sem infringir os direitos trabalhistas" e que essa receita será coberta por outras medidas --embora não tenha ditos que medidas serão essas.