Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Indolência


substantivo feminino

Qualidade de indolente; falta de sensibilidade; incapacidade para sentir dor; torpor, insensibilidade.

Condição da pessoa sem ânimo nem força física; preguiça, morosidade.

Condição da pessoa indiferente, que não sente; impassibilidade, indiferença.

Demonstração de indiferença; apatia, distanciamento.Etimologia (origem da palavra indolência). A palavra indolência deriva do latim "indolentia,ae", que significa falta de dor, insensibilidade.

Sinônimos de Indolência

Indolência é sinônimo de:preguiça, morosidade, indiferença, impassibilidade, moleza, torpor, ataraxia, distanciamento, insensibilidade, apatia,

Antônimos de Indolência

Indolência é sinônimo de:cuidado, atividade, dinamismo, vivacidade,

Definição de Indolência

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação silábica: in-do-lên-ci-a
Plural: indolências

Frases com a palavra Indolência

Se te ocorrer, de manhã, de acordares com preguiça e indolência, lembra-te deste pensamento: «Levanto-me para retomar a minha obra de homem».

Do hábito da resignação nasce sempre a falta de interesse, a negligência, a indolência, a inatividade, e quase a imobilidade.

Ele se entregava, ingênuo, mole, vacilante, remergulhado numa indolência e num prazer que lhe fechavam os olhos.

Em todo outono fico imaginando a cidade que devia ter sido e que parou, caindo aos pedaços entre ciclones e diásporas, abandono, isolamento e indolência.

Quando visitei Weimar, na Alemanha Oriental, tudo exalava uma sensação de abandono; quando foi que os comunistas alemães se entregaram à indolência? Nem mesmo colocavam vasos de plantas em suas varandas.