Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Iludir


verbo intransit

Alimentar a esperança de alguém ou ser iludido por meio de promessas falsas: iludir os amigos; vida que ilude; iludiu-se comigo.verbo transitivo direto e pronominal

Ser a razão da frustração de alguém ou de si mesmo: o chefe iludiu suas expectativas; iludiu-se com aquela amizade.verbo transitivo direto

Não cumpir nem realizar algo usando desculpas, razões falsas; engabelar: iludir as normas da empresa.

Deixar mais fácil, menos árduo: iludir o cansaço com massagens.Etimologia (origem da palavra iludir). Do latim iludire, "prejudicar".

Sinônimos de Iludir

Iludir é sinônimo de:enganar, engabelar, mitigar, baldar, contentar,

Antônimos de Iludir

Iludir é sinônimo de:desiludir,

Definição de Iludir

Classe gramatical: verbo intransit
Separação silábica: i-lu-dir

Frases com a palavra Iludir

Nada é mais fácil do que se iludir, pois todo o homem acredita que aquilo que deseja seja também verdadeiro.

Sem se iludir, a humanidade pereceria de desespero e de tédio.

O primeiro-ministro "não deve iludir-se com o silêncio da Igreja. A Igreja não reprova nada nem ninguém, mas é evidente que os bispos têm uma moral específica a defender", disse Ghidelli.

O dirigente admitiu que a negociação existe, mas disse que não quer iludir o torcedor, dando a entender que se trata de um negócio complicado.

O primeiro-ministro "não deve iludir-se com o silêncio da Igreja. A igreja não reprova nada nem ninguém, mas é evidente que os bispos têm uma moral específica a defender", disse Ghidelli.