Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Gracejo


substantivo masculino

Ação ou efeito de gracejar (dizer coisas engraçadas).

Dito que pretende ser engraçado; aquilo que se diz para fazer graça; graceta.

Dito repleto de ofensa(s); o que se diz para zombar ou caçoar de alguém; zombaria.Etimologia (origem da palavra gracejo). Forma regressiva de gracejar.

Sinônimos de Gracejo

Gracejo é sinônimo de:graceta, zombaria, brincadeira, galhofa, graçola, risota,

Definição de Gracejo

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: gra-ce-jo
Plural: gracejos

Frases com a palavra Gracejo

Em 1989, publicou um livro de memórias com o título, "Tudo a Declarar" (Nova Fronteira), gracejo com a frase "nada a declarar", que caracterizara sua relação com a imprensa quando ministro de Geisel e se recusava a comentar o que considerasse confidencial ou polêmico.

É gracejo inofensivo dizer que tal país e tal Estado não têm relevância? Ao seu "coisa de gente chatinha" eu responderia com um "coisa de gente preconceituosa".

Ele recomenda que os comediantes tenham sempre na manga uma piada "de confiança" para o fechar o show ou para sair do desconfortável momento em que um gracejo é mal-sucedido.