Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Gênio


substantivo masculino

Indivíduo que possui uma extraordinária capacidade intelectual.

Talento; cuja aptidão ou extraordinária capacidade intelectual pode ser observada em: era um gênio da pintura.

Reunião das características da personalidade de alguém: tinha um gênio difícil!

Irascibilidade; facilidade para se irritar ou se enraivecer com facilidade.

De acordo com crenças antigas, divindade ou espírito cuja capacidade decidia ou regia o destino, sendo responsável por desencadear dos fatos; gênio da lâmpada: gênio das paixões, do mal, do bem, do amor.Etimologia (origem da palavra gênio). Do latim genius.ii.

Sinônimos de Gênio

Gênio é sinônimo de:talento, irascibilidade,

Antônimos de Gênio

Gênio é sinônimo de:estúpido, idiota, burro, estupidez, burrice, desinteligência, inépcia, incapacidade, imperícia,

Definição de Gênio

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: gê-ni-o
Plural: gênios

Frases com a palavra Gênio

O gênio, o crime e a loucura, provêm, por igual, de uma anormalidade; representam, de diferentes maneiras, uma inadaptabilidade ao meio.

O artista tem que ser gênio para alguns e imbecil para outros. Se puder ser imbecil para todos, melhor ainda.

E-mails pediam o nome do gênio encarregado da campanha de marketing.

Ludwig van Beethoven, compositor alemão que ocupa posição central no altar da música clássica ocidental, não foi apenas um gênio musical.

A trajetória contraditória e complexa de Beethoven, o desenvolvimento de seu gênio criativo, suas fraquezas e imperfeições, e sua luta para continuar criando após a surdez são retratados na biografia "Beethoven" (Objetiva).