Dicionário Brasil: Significados, Sinônimos e Definições

Encontre o Significado das Palavras em Português

Seção de Sinônimos e Antônimos

Curiosidades da Língua Portuguesa

O Dicionário Brasil é sua fonte confiável para encontrar definições, sinônimos e significados de palavras da língua portuguesa. Nossa plataforma é ideal para estudantes, escritores e qualquer pessoa que deseja aprimorar o vocabulário.

Além de definições completas, oferecemos sinônimos e antônimos para enriquecer sua comunicação. Seja para uma redação, artigo ou simples curiosidade, temos tudo o que você precisa!

O português é uma língua rica e cheia de variações. No Dicionário Brasil, você encontra explicações detalhadas, incluindo gírias, expressões populares e termos regionais.

Nosso site é atualizado constantemente para garantir que você tenha acesso às palavras mais recentes e suas aplicações corretas no dia a dia.

Aprimore seu conhecimento da língua portuguesa com o Dicionário Brasil! Busque palavras, descubra novas expressões e domine o idioma de forma simples e objetiva.

Sinificado de: Gado


substantivo masculino

Conjunto de animais criados no campo para trabalhos agrícolas; rebanho, armento, vara, fato.

[Pejorativo] Conjunto de pessoas trabalhadoras do sexo.expressão

Gado grosso. Equinos, bovinos.

Gado miúdo. Porcos, cabras, carneiros.Etimologia (origem da palavra gado). A palavra gado tem sua origem controversa; não é possível confirmar com toda a certeza a origem desta palavra; talvez pelo espanhol “ganado”.substantivo masculino

[Ictiologia] Nome comum dado aos peixes teleósteos, do gênero Gadus.Etimologia (origem da palavra gado). A palavra gado, como designação de peixe, tem sua origem no latim científico “Gadus”, pelo grego “gádo,ou”.

Sinônimos de Gado

Gado é sinônimo de:manada, mancheia, rebanho, armento, vara, fato,

Definição de Gado

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: ga-do
Plural: gados

Frases com a palavra Gado

Entre os mugidos do gadoE o cheiro de capim,Nasce a lua cheia.

A concentração de seres humanos e gado em assentamentos murados e com higiene precária tornou os surtos de doenças inevitáveis e catastróficos.

Os principais vetores de transmissão ao ser humano são o gado e os carrapatos; entre humanos, é possível o contágio pelo contato com sangue e outros líquidos corporais dos infectados.

Mas por quais fazendas passou esse gado agora exposto nos supermercados? Vieram de áreas que desmataram a floresta amazônica ilegalmente? O consumidor que se depara com os produtos e lê os rótulos não consegue responder.